domingo, 1 de março de 2009

"A voz do samba é verde-rosa e nem cabe explicação"

Sou Mangueirense, fato. Não sei o motivo.
Paulistana da gema, o normal seria eu torcer para alguma escola de São Paulo, mas não tenho tanta simpátia por nenhuma daqui como tenho pela Mangueira, de lá.
É verdade, tenho uma queda pela Império de Casa Verde, minha vizinha de bairro. Mas nada que se compare. Sou apaixonada por cada tigre que eles trazem em seus desfiles e principalmente pelos tigres localizados na entrada da quadra da escola. Simplesmente lindos.
Mas voltando à Mangueira, o fato é que não sei quando nem porque me tornei mangueirense. Lembro de quando criança, assistia aos desfiles e a apuração torcendo com fervor pela verde-rosa, o que contrariava minha avó, uma Beija-Flor assumida e apaixonada e também minha mãe, Salgueirense de coração.
As apurações eram uma comédia. Minha mãe mais contida, somente assistia. Já eu e minha avó por pouco não saíamos no tapa, já que a rivalidade entre as duas escolas é antiga e sempre presente nas apurações.

Gosto de assistir às apurações sempre que posso, e até hoje torço ferozmente contra a Beija-Flor (minha avó que me desculpe... herdei o time dela, mas a escola de samba não). O dito puxador da escola é algo que me incomoda desde os primórdios. Metido que só ele, admitiu dia desses que nunca precisou rezar, mas agora aprendeu.

A Mangueira é tradicional, é apaixonante, é querida!
O mais recente campeonato conquistado pela verde-rosa, em 2002, foi incrível e o refrão inesquecível. "Vou invadir o nordeste, seu cabra da peste... sou Mangueira! No forró e xaxado, o filho do chão rachado, vem com a Estação Primeira".
Não sou de fazer planos, mas desfilar pela Estação Primeira está entre os raros planos desta paulistana-mangueirense.

Em tempos atuais, o título deste ano foi conquistado com suor, esforço e luxo pelo Salgueiro.
A conquista foi merecida e o desfile (apesar de eu não ter assistido inteiro) estava impecável!
Me lembro que no auge dos meus quase 5 anos, em 1993, comemorei a conquista com o refrão "explode coração na maior felicidade, é lindo o meu Salgueiro... contagiando e sacudindo essa cidade...". Sem exagero algum, é a única escola que eu não me incomodo tanto assim que "tire" o título da Mangueira. Até porque, em 1993 eu não lembro, mas esse ano a Mangueira teve sorte por ficar em 6º. Sim, eu sou realista.
E pior ainda, sem Jamelão e sem Carlinhos de Jesus, não é possível saber nem de longe o futuro da escola. Que Jamelão Neto faça jus ao nome do avô. Que Luizito honre o lugar que ocupa, no lugar do mestre insubstituivel.

Parabéns, Salgueiro!
Boa sorte, Mangueira!

PS: Em tempo, meu time (São Paulo, claro) também tem escola de samba e isso será assunto de um outro post (ou não).

3 comentários:

Unknown disse...

Pois então estamos quites, pq minha segunda escola é a Mangueira, assim como a sua segunda é o Salgueiro.

Sempre amei ver os desfiles e proncipalmente a apuração das notas e, justo esse ano, q minha escola ganhou, não vi nada!

Beijos!!

Anônimo disse...

Ser mangueira é inexplicavel! O salgueiro mereceu, muito mesmo... fiquei feliz por eles!
É isso.. boa sorte pra mangueira, mesmo!

Anônimo disse...

Vamos pra Mangueira em 2010?