domingo, 8 de março de 2009

Por que ninguém excomunga o Papa?

O arcebispo de Olinda e Recife José Cardoso Sobrinho declarou que a mãe da garota de 9 anos grávida de gêmeos do padrasto, os parentes e os médicos que participaram do aborto foram excomungados.

Sou contra o aborto. Mas há exceções, é claro. Uma menina de 9 anos mãe de gêmeos do padrasto é uma delas. Sem falar no risco de vida que ela corria (tanto em fazer o aborto, mas principalmente em prosseguir com a gravidez). O tal padrasto abusava dela desde os 6 anos e também da enteada mais velha, de 14 anos (ninguém comenta muito sobre a mais velha, mas li em algum lugar que é deficiente mental).

Fato é, a Igreja é uma instituição falida que recorre a excessos para tentar recuperar o poder que já teve um dia. Ela excomunga os parentes da garota e os médicos por um aborto mas não excomunga o padrasto. Os padres pedófilos também não parecem ser de grande importância para o Vaticano. Sim, há pedófilos em todas as profissões, mas padres sempre lideraram a lista. Condenam o uso de camisinha mas não consideram o HIV e tantas outras DST's. São contra o uso da pílula mas não se importam com famílias que mal têm o que comer e passam dos 10 filhos.
É importante citar também que o padrasto além de não ter sido excomungado, foi considerado uma vítima, pois o tal arcebispo maluco (sim, maluco) disse que o padrasto não teve culpa do que fez. De certo a culpada sou eu!

Juro que eu me esforcei para entender o que se passa na mente do Papa ou de quem mais que seja que faz essas "regras" malucas. Já desisti.

Não sou católica (mas sim Espirita Kardecista - não praticante, admito) justamente por achar absurdas as regras e mandamentos impostos pelo Catolicismo. Fiz catequese aos 12 anos por insistência de minha avó e nas aulas que eu ia (faltei mais de 70%, além de ter começado no 2º ano) já ficava indignada. Coisas como não poder nem limpar a casa aos domingos por ser um dia sagrado, não poder adorar ninguém que não deus (amar tudo bem, não pode é adorar) e algumas outras coisas que minha mente fez questão de esquecer.

Eu, na minha inocência, pergunto: O que afinal de contas a Igreja quer?
Sexo só depois do casamento? Praticamente impossível!
Famílias com mais de 20 filhos? Sou a favor do controle de natailidade, como na China.
O fim dos abortos? Também sou contra, mas não dá para ser tão radical.
A excomunhão de quem não cumpre as regras? E o padrasto? Não me parece ter cumprido as regras.
A excomungão de quem discorda da Igreja? Onde eu assino?
Um mundo perfeito? Vamos começar exterminando os padres pedófilos.

Como tudo tem uma primeira vez. A primeira vez que eu concordei com o Lula foi ao saber que ele disse "a medicina está mais correta que a igreja". Não sei se ele próprio formulou essa frase que não fala de futebol ou se foi um de seus assessores, mas o fato é que pela primeira vez em mais de 20 anos, eu concordei com algo que ele disse.


Para entender melhor: No Pernambuco, uma menina de 9 anos estava grávida de 16 semanas de gêmeos do padrasto (até o momento, preso). Com 1,33 de altura e 36kg, ela corria sério risco de vida se levasse a gravidez até o fim e esse foi um dos motivos pelo qual ela e a família optaram pelo aborto (previsto em lei em caso de risco de vida da mãe e também por violência sexual)
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1027257-5598,00-MEDICO+DIZ+QUE+GRAVIDEZ+DE+MENINA+DE+ANOS+FOI+INTERROMPIDA.html

4 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente ridículo isso, me faz cada vez mais crer que a religião é um dos grandes males do mundo.

Anônimo disse...

Ridiculo e revoltante. Não que excomungar alguém vá mudar em alguma coisa o mundo, mas a atitude da Igreja em defender o cara e ficar contra a familia é patetica!

Anônimo disse...

A declaração do médico hoje me tornou fã dele. "eu não opino sobre religão, mas que os padres não opinem sobre medicina". Disse tudo.
Esse arcebispo perdeu uma boa oportunidade de permanecer calado, típico da Igreja.

Anônimo disse...

absurdo