domingo, 8 de fevereiro de 2009

30 dias - 6 livros

E isso porque só tenho lido no trabalho. É a crise mundial diminuindo consideravelmente a quantidade de veículos financiados. O banco perfeito para você que se cuide.

Música, Ídolos e Poder - do Vinil ao Download (André Midani)
Esse eu comecei no final do ano passado, mas acabei não terminando não sei porque, já que adorei.
Livros sobre música nacional por si só já me atraem, mas esse chega a ser um caso a parte de tão bom.
Midani conta toda sua vida, desde a 2ª guerra, passando pelo surgimento de novas culturas musicais apoiadas por ele, até os dias atuais.
O surgimento da "nova turma" da bossa nova, Caetano, Chico, Gil, João Gilberto, Elis, Tim... todo aquele pessoal que até hoje faz a história da música.
Passa também pelo rock e o aparecimento nos anos 80 de Titãs, Barão, Ultraje e etc. Para me conquistar ainda mais, Midani assume achar Arnaldo Antunes o maior poeta da geração.

A Arte de Correr na Chuva (Garth Stein)
O mais fascinante é que Enzo narra toda sua vida, desde o nascimento. Tudo normal até aí, principalmente se Enzo não fosse um cachorro.
Ama incondicionalmente David e sua filha Zoe e é capaz de qualquer sacrifício pelo bem deles. Como todo ser vivo, tem crises, dúvidas, ilusões... tem um ponto de vista peculiar sobre tudo e é apaixonado por corridas, principalmente por Ayrton Senna.
Para quem é fã dos peludos, como eu, é uma leitura que não pode faltar.
No melhor estilo Marley, também arranca lágrimas, mas o final faz as lágrimas valerem a pena.

Lula é Minha Anta (Diogo Mainardi)
Mainardi é o tipo de jornalista que eu gosto, e muito. Mas claro, seria irritante se toda a imprensa fosse composta somente por "Mainardis". É preciso também um pouco de imparcialidade.
O livro é um conjunto de crônicas, sobre o atual presidente, publicadas por ele na Veja no período de março/2005 até setembro/2007.
Lula está longe de ser meu assunto preferido, muito pelo contrário aliás. Tenho evitado tudo relacionado a ele, acho patética a forma como todos o vangloriam por algo que não é mérito dele, mas isso já é um outro assunto. Mas voltando ao livro, Mainardi consegue deixar o assunto divertido, sem faltar com a verdade.
Tenho o costume de ler suas crônicas semanalmente, mas relembrar nunca faz mal. Além de que a maior parte das crônicas de 2005 e boa parte das de 2006 eu não havia lido na Veja.
Aliás, Franklin Martins, que coisa feia heim... Sua mãe nunca lhe disse que mentir é errado? Mas por favor, não me processe por essa pergunta. Não tenho como lhe pagar 30 mil. =P

Procurava um Marido e Encontrei um Cachorro (Karen Templeton)
Uma narrativa bem humorada sobre os acontecimentos na vida de Ginger pela própria. Como ela tenta retomar seu dia-a-dia comum após ter sido abandonada no altar. Durante a tentativa, seu chefe é assassinado e seu ex-namorado (e primeira transa) é o policial que investiga o caso.
Ok ok, não é o tipo de livro que eu leria, mas estava em promoção no submarino (sempre ele) e o título me interessou.
De repente surge Geoff na vida de Ginger. Como assim quem é Geoff? O cachorro, é claro. Ginger passa por situações inusitadas e acaba percebendo não ser quem ela sempre achou ser. O tipo de livro que se quer saber o que vai acontecer em seguida, afinal é muita desgraça para uma só pessoa. Ginger é a prova de que lady Murphy é cruel e impiedosa.

A Cabana (William P. Young)
Quem nunca ficou ao menos curioso por um livro de tanto ouvir as pessoas comentarem, que atire a primeira pedra.
Ouvi todos os tipos de comentários sobre "A Cabana" e resolvi ler o dito para poder tirar minhas próprias conclusões.
Uma menininha some e tudo leva a crer que foi assassinada em uma cabana. Anos depois, seu pai recebe um bilhete de deus para voltar ao lugar pois lá teria todas as respostas de que precisa.
É um livro interessante, mas não superou minhas expectativas.
Como kardecista, acredito em alguns acontecimentos, mas não necessariamente como colocados no livro. Já outros acontecimentos achei muito exagerados.
O tipo de livro que para ter uma opinião é necessário ler, não é possível seguir o que se ouviu dizer sobre ele.

O Céu Está Caindo (Sidney Sheldon)
De longe, meu autor preferido. Ele é capaz de me fazer ler um livro de 300 paginas em 2 dias. É impossível não querer saber o final, e ainda mais impossível é imaginar esse final. Sempre surpreende, mesmo que você imagine o mais absurdo complô, só vai saber quem realmente está por trás de tudo nas últimas páginas.
Nesse livro, a protagonista é Dana, que já apareceu como "coadjuvante" em "O Plano Perfeito". Apesar de não ser uma continuação, faz mais sentido ler primeiro "O Plano Perfeito" e depois "O céu está Caindo", eu o fiz sem saber disso, pura sorte rs.
Em menos de um ano, uma influente família americana morre em situações diversas. Incêndio, acidente, assalto... tudo muito acidental para acontecer de uma só vez com pai, mãe e três filhos. Dana, jornalista conceituada, fica intrigada com as mortes em série e passa a investigar por conta própria, o que ela jamais imaginou é que com isso estaria colocando a vida de seu filho Kenal (adotado por ela em "O Plano Perfeito" quando ela cobria uma guerra, vê o garoto que perdeu um braço por uma bomba e resolve levá-lo para casa) e a até sua própria vida em risco.
O livro é só mais um motivo para eu continuar fã de Sidney Sheldon.

No momento lendo "O Juízo Final", de Sidney Sheldon.
O título do post se deve ao fato de eu ter terminado os 6 livros ainda em janeiro e tê-los iniciado após o término das minhas férias do trabalho, o que aconteceu na primeira segunda-feira do ano.

7 comentários:

Lingerie & Arte disse...

Gostei bastante do resultado..mas faltou o principal.. falar que foi por conta de uma conversa que tivemos que vc se interessou em comentar.. cadê meus créditos???Hunf!!huhuhu..

Anônimo disse...

Sidney Sheldon é um caso a parte. Escritor fora de série. O Mainardi é maluco mas gosto do cara, fala a verdade de um modo peculiar, os livros dele são bacanas. Do André Midani não li, mas tô querendo. Agora 'a arte de correr na chuva' é muito bom, fiquei pensando em como seria um livro escrito pelos meus caninos kkkkk
Bjos

Anônimo disse...

Fiquei com vontade de ler o primeiro. E da lista toda, só o último.

E férias é ótimo! Nas minhas últimas de verdade, li uns 5 livros em uns 15 dias! Durante o resto do ano, eu não devo ter lido muito mais que 5 livros...rs

Unknown disse...

Tb amo ler...tenho curiosidade de ler Sidney Sheldon, nunca o li.
Uma ótima semana pra ti!
Bjos,
Paulinha
http://frasesdeseriados.blogspot.com/

Unknown disse...

Segunda pessoa que eu vejo falar sobre o Midani em poucos dias. Acho que devo ler...

Bom, o único desses aí que li foi o do Sidney Sheldon e assino em baixo em tudo oq vc falou sobre ele. O último que li foi a Ira dos Anjos. Ótimo como sempre!

Adorei a casa nova!

Beijos!

Anônimo disse...

Nossa como eu branqueio! o.O Juro que eu tinha lido "após o COMEÇO das minhas férias do trabalho", até voltei aqui para conferir, hauahua

então, nesse quesito leitura, temos métodos diferentes...rs

Unknown disse...

Adorei a rapidez!
Tô lendo também, mas não nessa rapidez...
:)