quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Salvem o português!

Sou chata e nunca escondi isso.
Algumas coisas me irritam profundamente e poderia agora fazer uma lista delas. Poderia dividir por assunto. Por exemplo, no transporte público tenho uma vontade absurda de matar lentamente quem fica na porta do metrô ou ônibus como se fosse um dois de paus e só vai descer horas depois ou pior ainda, quem senta nos assentos reservados e finge dormir quando entra alguém com necessidades especiais (mas aí já é falta de respeito e educação, por isso reclamo na hora por quem não tem coragem). Atender o celular gritando ou não ter senso em relação ao volume do fone de ouvido são outras coisas.
Na adolescência me irritava com quem falava mal das bandas ou cantores que gostava, mas aprendi que nem todos tem o mesmo gosto que eu. Hoje em dia, no twitter por pura diversão, irrito adolescentes fanáticas por Luan Santana ou pelos coloridos chorosos (leia: Restart, Fresno, NX Zero e blá blá blá).

Mas se tem uma coisa que realmente me tira do sério é ler ou ouvir verdadeiros assassinatos à Língua Portuguesa. Sou chata com isso. Ponto final.
Não que eu não cometa erros neste sentido, mas há palavras e termos "inventados" que realmente doem no meu fígado!
Aturei verdadeiras atrocidades por anos e agora vou desabafar:
Não existe menas, mendingo, mortandela, sombrancelha e impecilho!
Pelo amor de deus, mim não conjuga verbo!
Duzentas gramas seria o mesmo que dizer duzentos capins. A grama = relva. O grama = quilograma. Ou seja, duzentOs gramas, ok?
Meia é uma peça de malha para os pés. Não existe meia ansiosa ou meia cansada, exceto se suas roupas possuirem sentimentos. Meio ansiosa, meio cansada. E pelo amor dos meus filhinhos, se ansiedade é com S, anSioso(a) também é.
Viela é uma rua pequena e ladrona não é nem mesmo uma ladra grande. Você não pode doar para uma instituição beneficiente, mas se quiser ser bondoso, escolha uma que seja (e não seje) beneficente. Ninguém pode zuar ninguém, no máximo zoar. E só o sino soa, as pessoas suam!
E por fim, é assim e nunca o contrário:
Mau: oposto de bom. Mal: oposto de bem.
Haja: 1ª pessoa do presente conjutivo do verbo haver. Aja: 1ª pessoa do presente conjutivo do verbo agir.
Sobre: por cima. Sob: por baixo

Vamos (e não vamo) esclarecer uma única coisa: não tenho nenhum problema com quem não tem escolaridade e fala errado, até porque eu tenho bom senso e total consciência da situação caótica em que a educação brasileira se encontra. Meu grande problema é com pessoas graduadas (e até pós-graduadas) que falam de tal forma e para piorar, acham que estão abalando. Realmente estão abalando... a coitada da Língua Portuguesa!

5 comentários:

Samara disse...

Nossa, um post que é uma verdadeira aula de português! Eu sou uma apaixonada por nossa língua, adoro estudar as regras e descobrir novos detalhes que fazem toda a diferença, amo o poder de uma vírgula e tal. Mas, por outro lado, sou adepta do "o importante é se fazer entender" e se comunicar. Portanto, costumo ser compreensiva com os erros alheios. Vai ver seja pq eu sou dislexia e vivo comentendo erros idiotas e bizarros sem querer, do tipo escrever "fosse" no lugar de "você" (sim, meu cérebro deficiente é capaz de fazer isso, rs). Só acho que as pessoas deviam valorizar e zelar mais pela nossa língua. Agora, realmente, alguns erros chegam a doer, rs

Ricardo disse...

Sá, você cometeu uma falha imperdoável: esqueceu de citar ADEVOGADO!

Unknown disse...

Que post ótimo Sá!
Adoro a língua portuguesa e tento sempre, por meio de leitura e estudando constantemente, encontrar algo novo nela.
A Língua Portuguesa me encanta!

Beijos!

Paty disse...

GOstei também!Apesar de não ser uma exímia conhecedora da nossa língua pátria(ela é muito complexa) eu me amarro nela!Também chega a me doer os ouvidos quando ouço barbaridades como as que citou e muitas vezes de imediato corrigo quando é possível. Outra 'mania' é acessar um dicionário quando fico confusa(aqueles dois minutos de amnésia rs) para procurar escrever sempre o mais correto possível.
E por fim, constatei que você tem vontade de me matar o.O.. eu não tenho culpa se quando pego um ônibus já lotado o único jeito que tenho pra me segurar é ficar na porta, já que a minha altura não me permite esticar o braço pra segurar nas barras. Eu juro que tento ser a mais correta como cidadã mas as vezes por forças maiores acabo não conseguindo =/ huhuhu

Unknown disse...

ADOREIII....
Até adicionei uma comunidade no meu orkut:
Desilusão Ortográfico-amorosa.
Não dá para se apaixonar com tantos erros de português...
Bjo