quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Da série: túnel do tempo - política

Ano: 1996
Brasil: eleições para Prefeitos e Vereadores
Minha mãe e avó: Malufistas
Eu: 8 anos. Ariana e teimosa por natureza. Se preferir, pode chamar de "do contra".

Não fazia ideia das responsabilidades de um Prefeito e menos ainda de um Vereador, mas gostava do horário político e ficava perguntando o que não entendia. Minha mãe e avó eram imparciais ao me explicar, mas deixavam claro que iriam votar em Celso Pitta, afilhado político de Paulo Maluf.
Não é que eu não gostasse do Maluf, eu só não entendia como ele poderia aparecer tanto nos noticiários sobre fraudes, roubos etc e ao mesmo tempo "recomendar" um Prefeito para São Paulo.
Minha mãe, viciada em jornais, assinava Folha de SP e Diário de SP, e na maioria dos dias ainda comprava o Agora SP ou o Estado de SP. E eu, ao invés de pegar a parte infantil deles, comecei a ler sobre política. Minha avó achava o maior barato e procurava solucionar todas minhas dúvidas sobre o assunto, mas muitas vezes eu fazia perguntas sem uma resposta possível de se explicar para uma criança.

Descobri então que havia um comitê do Serra no caminho da escola, e minha mãe que ainda por cima é fanática também por pontualidade, ficava maluca em ter que parar ali todos os dias e correr o risco de chegarmos com apenas 10 minutos de antecedência para o horário de aula. Com a minha insistência nas paradas, passamos a sair mais cedo de casa, eu via apenas Chapolin e perdia metade de Chaves, mas em compensação, passava no comitê e fazia a maior farra por lá. O pessoal achava o maior barato, e claro, eu ganhava de tudo... camisetas, bandeiras, bonés, adesivos, chaveiros e até mesmo itens que eram de uso exclusivo do comitê, como tucanos de pelúcia ou de mesa, camisetas diferenciadas etc...
E quando queriam dar algo para minha mãe, eu logo avisava "ela vai votar no Pitta".

Certa vez estava com ela, uma menina que estudava comigo e sua mãe no Viaduto do Chá (centro da cidade - hoje em dia, Sede da Prefeitura) e adivinha, Celso Pitta também. Abraçava a todos no melhor estilo político de ser. Eu fechei a cara. Pô, ele era o cara que estava disputando o cargo com aquele cara que me dava um montão de presentes! Minha mãe, que não gosta deste tipo de coisa (e também sabendo a filha que tem) logo desviou, mas a mãe da menina achou o máximo e empurrou a filha para abraçar o Pitta. Um assessor do Pitta curtiu, afinal crianças são ótimas em campanhas, e falou pra minha mãe me deixar ir também, quando ela respondeu "melhor não", a mãe da menina já havia me empurrado para os braços do meu inimigo mortal. Então imaginem, ele do alto de seus quase dois metros, se abaixando todo simpático (?) para me abraçar... desviei e gritei em alto e bom tom: "Não!!! Eu quero que o Serra ganhe!!!". Se minha mãe tivesse uma pá, aposto que teria cavado um buraco para se esconder. A imprensa adorou, Pitta odiou e os demais acharam a coisa mais divertida. Passei  por entre as pessoas que diziam "que gracinha", cheguei na minha mãe que estava em estado de choque e disse "vamos, não gosto dele". No fundo, sei que ela gostou, sua menina, afinal de contas, tinha opinião.

Convenci minha avó a votar no Serra. Ok, avó não conta, a minha menos ainda porque fazia todas as minhas vontades. E eu, desconfiada, fiz questão de entrar pra votar com ela.
Com minha mãe foi mais complicado. Não a convenci. Ela veio com um papo de democracia e que eu deveria entender que não poderia convencer a todos sempre. O papo não me convenceu e com a derrota do Serra, ao meu ver, também por culpa dela, fiquei uma semana sem falar com ela.
Maluf dizia "se o Pitta não for um grande Prefeito, nunca mais votem em mim" e eu sabia que futuramente poderia usar essa frase contra ele. E usei. Na primeira fraude desmascarada do Pitta, eu repetia isso freneticamente até que minha mãe admitiu  que Pitta não tinha capacidade para assumir a Prefeitura de SP e só conseguiu tal proeza por conta de seu padrinho. Padrinho esse, aliás, que após isso, nunca mais se elegeu em nenhum "grande" cargo, apenas Deputado.

Hoje minha mãe não é mais Malufista e eu menos ainda, mas atualmente reconheço sua inteligência. Não dá para negar que é um p*t* engenheiro, responsável por metade das grandes obras do Estado de SP. Inclusive admito, invejo o poder de persuasão que possui. Acho que não conversaria muito com ele, justamente por medo de que de repente, ele me convença do contrário de tudo que sempre acreditei.
Segunda-feira teve sua candidatura cassada pelo TRE-SP, mas disse que o povo vai elegê-lo. E vai mesmo, não me pergunte como, mas vai.
É tão inteligente quanto Fernando Henrique Cardoso, e que fique claro, não estou questionando se são corruptos ou honestos, estou apenas esclarecendo fatos. São inteligentes e admiro pessoas inteligentes.

Esclarecimentos:
1) E antes que pense que 14 anos depois eu tenha mudado de opinião sobre ele, garanto que não. Mas seria interessante vê-lo como candidato ao Governo do Estado novamente, desde que é claro, no final das contas, Alckmin vencesse.
2) Meu fanatismo pelo Serra só durou aquela eleição. Votei nele para Governo de SP e votarei para a Presidência, mas com total coerência de meus atos e não mais com a ilusão infantil de 1996. Se bem que a ilusão infantil seria melhor em tempos atuais onde em pleno século XXI, a imprensa é obrigada a conviver com a censura da ditadura.

PS: Quem faz os jingles do Maluf? São mais grudentos que o do Eymael.

6 comentários:

Jú disse...

fico imaginando a cara da tua mãe.. a sinceridade infantil me encanta! deve ter sido incrível!
tanto Maluf como FHC são homens incrivelmente inteligentes, não estou dizendo que sejam incrivelmente honestos, mas inteligentes são. já Lula é carismático, apenas isso.

Unknown disse...

Ai, Sá, acho muito fofo que você tenha se interessado por política tão cedo, quando a maioria das pessoas passa a vida toda sem se interessar. Eu me lembro bem dessas elieções aí - claro, eu sou mais velha que você. E tb porque na minha casa, como tinha antena parabílica, não pegava a propaganda eleitoral daqui, e sim a de SP.

Tb acho que, caráter a parte, que Maluf, FHC - e incluo ainda o Aécio - sejam homens muito inteligentes.

Bjos!

Sá Luz disse...

É Ferdi, o Aécio também, sem dúvidas.

Ricardo disse...

O atual jingle do Maluf é grudento mesmo... 'São Paulo é Paulo pq Paulo é trabalhador... São Paulo é Paulo, é Maluf sim senhor'.

Quem dera se 10% da população tivesse metade do seu (nosso) interesse por política. Elegeram o Lula pq fala errado e é do povo, como se isso fosse bom. Agora vão eleger a Dilma pq ela é do Lula e o Lula é do povo.

Teks disse...

Oi Sá!!!
Interessante como as coisas mudam com o tempo. Lembro que em uma eleição, eu guardei todos os santinhos que ganhei. Depois das eleições, fiz uma fogueira, enorme!! Imagina! Hj estava falando sobre eleições e a frase: "tem que votar certo". Mas como saber o que é certo se depois das eleições os caras mudam do vinho para água? Dificil viver em um país onde as pessoas (politicos) não tem carater...

Estou voltando a escrever em blogs, mas nada sério, só futilidades que gosto...
Se vc quiser visitar, comentar, seguir:
www.algunsmotivos.blogspot.com
e:
www.venenodafama.blogspot.com

Bjs! Clébio

Sá Luz disse...

Rick, apesar desse atual ser bem grudento, eu não esqueço mesmo é daquele "Oscar no Senado, Maluf Governador... Oscar é guerreiro, Maluf é trabalhador".

Teks, imagina a quantidade de materiais de campanha que eu tinha após essa eleição de 96. Acho que joguei essas coisas todas por anor... aonde mexia achava mais coisas rs,rs