terça-feira, 25 de janeiro de 2011

São, São Paulo... meu amor!

"São, São Paulo meu amor
São, São Paulo quanta dor
São oito milhões de habitantes
De todo canto em ação
Que se agridem cortesmente
Morrendo a todo vapor
E amando com todo ódio
Se odeiam com todo amor
(...)
Dando vivas ao bom humor
Num atentado contra o pudor
A família protegida
Um palavrão reprimido
Um pregador que condena
Uma bomba por quinzena
Porém com todo defeito
Te carrego no meu peito
São, São Paulo
Meu amor
São, São Paulo"
[São, São Paulo - Tom Zé]

Para Caetano, o cruzamento da Ipiranga com a São João tem algo de especial... para mim, com exceção dos trombadinhas que fazem ponto por ali, não consigo visualizar nada de tão especial. Visualizo sim algo de especial em cada cruzamento dessa cidade que não para nunca, capaz de ter trânsito até de madrugada em sua mais famosa avenida, a mais Paulista(na) de todas.
Sou bairrista e nunca neguei isso. Não suporto que falem mal de Sampa, e menos ainda se for alguém de fora. E se for alguém daqui, a porta da rua é a serventia da casa. Agora o que realmente me surta é ver gente de fora que mora aqui e fala mal.... esses sim, eu tenho uma raiva incontrolável.
Não, São Paulo não é a cidade perfeita e está muito longe disso.
Mas saiba, você que joga lixo pela janela do carro como se fosse algo normal, compra celular (ou qualquer outro eletrônico) no centro da cidade, não lembra em qual vereador votou na última eleição, ou mesmo não pega o côco do seu cachorro na calçada, está ajudando para que São Paulo continue longe de ser a cidade que os apaixonados pela cidade gostariam.

E você paulistano, reclama que não tem nada pra fazer na capital no final de semana e então lota os shoppings, conhece o Museu do Ipiranga? Masp? Trianon? Aquário de SP? Zoológico? Horto Florestal? Serra da Cantareira? Jardim Botânico? Museu da Língua Portuguesa? Pinacoteca? Museu do Futebol? Instituto Butantã? Museu da Arte Mágica? Museu da Imagem e do Som? Parque Villa Lobos? Estádio Pacaembú? Estádio Morumbi? Museu do Transporte? Sala SP? Parque da Juventude? Casa do Bandeirante? Museu do Imigrante? Centro Cultural SP? Estação Natureza? Playcenter? Memorial da América Latina? Museu de Arte Moderna? Museu da Casa Brasileira? Casa das Rosas? Museu do Relógio? Parque Ecológico do Tietê? Planetário? Turismetrô? Theatro Municipal? E o Parque do Ibirapuera? Não? Pois é... mas aposto que conhece metade dos shoppings paulistanos.
Então, não me diga que "não tem nada para fazer em São Paulo". E não discuto com paulistanos que não conhecem o Parque do Ibirapuera, só para constar (sim, eu conheço alguns).
Não, eu também não conheço todos esses lugares, mas boa parte deles... e caminho para conseguir a proeza de conhecer todos. Até porque, passear e fotografar por essa cidade que eu sou eterna apaixonada, é uma das minhas atividades preferidas.

Minha cidade é linda. O que a estraga são muitas das pessoas que, infelizmente, aqui residem.

Paulista, paulistana e são-paulina, com orgulho sim senhor.
Parabéns, Sampa!

4 comentários:

Paty disse...

Viva, parabéns pra ela!!!!!!

Anônimo disse...

Amo essa minhalouca cidade, mais ainda em PoA. Precisamos fazer mais passeios turisticos hein

Ju disse...

Enviei o anterior antes de me logar.

Samara disse...

Queria conhecer mais de SP, para mim,ainda é uma selva (de pedra) a se explorar