terça-feira, 6 de julho de 2010

Período AI (antes da internet)

Hoje me dei conta que as pessoas viviam sem internet até alguns anos atrás e fiquei passada.
Eu, por exemplo, só fui ter um computador com internet discada (que na época era o máximo) com 12 anos, em 2000. No inicio era internet liberada nos finais de semana e depois da meia-noite, mas durante o dia só algumas poucas horas, afinal, era cobrado o tempo de conexão. Conexão essa que para ligar fazia uns barulhos estranhos e que eu sabia de cór. Assim que a Telefônica lançou o plano de internet ilimitada, convenci minha mãe a assiná-lo. Depois veio o Speedy, que pouco depois troquei pelo Virtua.
Hoje, pesquisando algumas coisas no trabalho foi que me dei conta disso tudo. Como eu faria para pesquisar tudo aquilo sem internet? Levaria meses para terminar o que fiz em uma ou duas horas.
Sim, só hoje me dei conta de que existia vida antes da internet. Acho inclusive que as escolas deviam incluir isso na linha do tempo das aulas de História: período antes da internet e depois.
Eu tinha dezenas de enciclopédias e era delas que tirava meus trabalhos escolares até a 5ª série. Finalmente após a 6ª minha vida mudou. Eu era a única da sala que tinha computador com internet em casa. Era o máximo.

Meu primeiro computador era, na época, uma graça! Monitor de 15º, com todos os itens coloridos (caixas de som, teclado, mouse, CPU). Foi quando o scanner era separado da impressora, e minha mãezinha, comprou ambos. Até microfone!
Não existia gravador de CD, camera ou coisas do gênero. Ele nem chegou a conhecer um cabo USB, pois o primeiro que tive contato foi da minha primeira camera digital, em 2004, quando já havia trocado de computador.
Não havia pedofilia na internet, sites de relacionamento, twitter e etc. Tinha ICQ. Eu tive até o AIM, que era o MSN da AOL (América OnLine, meu primeiro provedor de internet). Depois veio o MSN... em sua versão com 6 ou 7 smiles e sem imagem de exibição.
Gostava do ICQ. Fazia um barulho engraçado quando alguém chamava e também quando conectava, esse segundo, minha mãe dizia que parecia um navio.
Houve uma época em que o orkut era em inglês, tinha um limite de 12 fotos por usuário e você só entrava com convite de alguém que já possuía. Fui convidada pela Samara. Era necessário explicar o que era orkut. Não haviam comunidades "eu amo fulano". E se você fizesse muitas atividades com o perfil (entrar em muitas comunidades ou adicionar muitas pessoas) de uma vez, ficava com o perfil bloqueado (a foto de exibição era trocada por uma sombra atrás das grades). Fui presa várias vezes.
Ter um blog era cult. Era preciso ficar acordado até de madrugada para conseguir se cadastrar no fotolog.com, pois havia um limite de cadastros por dia. Levei semanas para conseguir me cadastrar.
O grande portal de buscas era "Cadê?", e o Google era uma simples segunda opção.
Salas de bate-papo eram legais, onde homens eram homens, mulheres não eram homens e adolescentes não eram a Polícia Federal disfarçada.

Esqueci algo?

3 comentários:

Paty disse...

Noooossa fiz um retrospecto junto contigo rss.. Lembrei do som do icq, do convite que o Edu fez para o orkut e ele me explicando como funcionava hahaha.. aí me dei tb conta se de fato este Edu não é vc disfarsada pq até hj não sei com qm converso huhuhu.. lembrei tb q foi através de uma página de bate papo do ZZL que te conheci e de lá fomos pro MSN rs..(contei seu passado negro o.O) haha e lembrei que antes do fotolog vc teve o blogger rs e por aí vai..Gostei desse post huhu.. Boas lembranças!

Jú disse...

nooooooooooooossa Sá... viajei no tempo com esse post. Podia ter um Almanaque da Internet né kkkkkkk

Ricardo disse...

A Renatinha me convidou pro Orkut e eu não fazia idéia (ops... o acento caiu) do que se tratava. Mas acabei entrando na onda. Bons tempos d e Orkut.
Lembro quando o MSN lançou o envio de imagens através da camera... foi uma febre.
Muito bom esse post de lembranças virtuais.