sexta-feira, 26 de março de 2010

Imensamente feliz!

Em agosto do ano passado foi descoberto na minha Dalylla um tumor maligno na bexiga. Depois do choque (dois meses após a perda da Wig) decidimos optar pela quimioterapia por um motivo: o tumor estava obstruindo o canal da uretra e
ela sofria horrores para urinar. O sofrimento foi aumentando e era desesperador vê-la fazendo gotas de puro sangue. Não havia opção, ou fazia o tratamento ou a bexiga iria estourar (literalmente mesmo).
Inicialmente foram previstas pela veterinária oncologista, 8 sessões de quimioterapia por sonda direto na bexiga. Esse método é mais indicado que direto na veia por não causar efeitos colaterais, ao contrário da aplicação na veia.
Foram feitas 7 desse modo e a mais recente direto na veia para forçar ainda mais o tumor.
Durante esse período, foram realizados exames para verificar como estava o tumor e a diminuição era lenta, mas existia e o progresso era notável. Ela fez a 8ª sessão semana passada e hoje fez um ultrasom. Então veio a notícia que tanto esperavamos: o tumor está com menos da metade do tamanho inicial: 0,7cm x 1,4cm, contra os 1,4cm x 2,9cm iniciais. Fará então mais duas sessões na veia para talvez até mesmo a eliminação total.

Deu medo do tratamento não funcionar, deu desespero ao vê-la sofrendo e sem poder fazer nada, deu desanimo quando ela sangrava dias antes de cada sessão de quimioterapia, mas o principal foi a alegria que deu hoje. Isso não tem preço, não tem palavras que possam explicar.

Vi muita gente torcer o nariz. Como assim fazer quimioterapia e gastar tanto dinheiro com uma cachorra? Nunca liguei, essa gente não paga minhas contas, não devo satisfações.
É verdade que o tratamento é realmente muito caro, mas vale cada centavo. É verdade também que poderia não dar certo, nunca houve garantia alguma, mas jamais saberiamos se não tentassemos. Ela esteve tão perto de partir e hoje, ao vê-la jogar seus brinquedos no chão para que eu pegue (sim, é isso) eu não sei explicar o que sinto.

Nesses quase 10 anos de vida, Dalylla só trouxe momentos de alegria, até mesmo quando subia na mesa para devorar um bolo, no final era só risos, afinal era só um bolo.
Quem não se diverte com uma cachorra que quando filhote subia na mesa, roubava balas e as comia deixando os papéis espalhados pela mesa?
Impossível não rir de uma cachorra que mal aprendeu a correr e já treina com a ponta do rolo de papel higienico na boca. Ou pega seus brinquedos mais barulhentos para brincar bem perto quando uma de suas humanas está ao telefone. Ou ainda de uma cachorra apaixonada por deitar sobre controle remoto e celular e sempre muda de canal na melhor parte do programa ou ainda liga para a última chamada realizada/recebida.
E ainda que ela fosse a mais ranzinza das cachorras, chata, resmungona, antipática e tudo o que ela não é, ainda assim ela teria direito a um tratamento digno. Direito a ao menos tentar encontrar uma luz no fim do túnel.

A quem nessa situação optaria pela eutanasia, eu só desejo que tenham um tumor também e que sua família opte por essa mesma eutanasia. Sei que não deveria desejar isso e blá blá blá, mas desejo e admito. Tenho plena consciencia que poderia não ter dado certo, mas nunca seria possível saber com certeza se não tivessemos tentado.

Respeito quem não gosta de animais, é um direito, nunca saberão o prazer de ter um verdadeiro amigo, mas aí já não é problema meu. Porém desejo muito sofrimento a quem os maltrata.

4 comentários:

Paty disse...

Aahhhhh depois de tempos sem aparecer aki chego e dou com uma notícia MARAVILHOSA sobre a saúde da Dalylla!!!!!VIDA PRÓSPERA pra ela!!!Bom saber que tentaram apesar de em nenhum momento pensarem em não realizar e ter a grata felicidade que deu TUDO CERTO!!!!!

Ricardo disse...

Muito feliz por Dalyla! Ela merece depois de lutar tanto contra essa maldita doença e vcs tb merecem por nunca terem deixado de acreditar nesse resultado que agora é real.

João Marcelo disse...

ah se todos pensassem assim... parabéns por essa vitória. Dalylla lutou pq sabia que vcs mereciam comemorar com ela esse resultado.

Unknown disse...

Feliz pela Dalylla. Concordo em gênero, número e grau com os seus comentários. Apenas não desejo um tumor a ninguém :P
Cuidar de um cachorro? Àqueles que acham essa atitude desnecessária, ou maluca, lembrem-se: é uma vida!
E são mais sinceros que muita gente por aí!
Feliz Sá! Beijoca